Projeto Navegadores de Pacientes

O projeto Navegadores de Pacientes surgiu da necessidade de orientar e informar aos pacientes sobre o lado prático, fatos objetivos e concretos que causam dificuldades e emperram o tratamento do câncer de mama, criando barreiras.

Podemos citar, por exemplo ,dificuldades como:

  • não estar familiarizada com ambiente hospitalar;
  • transporte;
  • desconhecer recursos da comunidade;
  • não entender vocabulário médico ( sentem vergonha de perguntar), etc..

Este projeto materializa um dos grandes desafios enfrentados no tratamento do câncer de mama: a falta de informação. Para contribuir com a mudança do cenário atual, onde morrem anualmente em torno de 200 mulheres em Porto Alegre, nossas ferramentas serão: a informação, mobilização social e a orientação prática, ágil e qualificada.

O objetivo é ser um elo entre a equipe de tratamento do hospital e a paciente, servindo de intérprete de suas necessidades, o que facilitará seu entendimento e comprometimento com o tratamento, Contribuir para a redução das barreiras enfrentadas pelas pacientes de câncer de mama, usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus familiares e/ou cuidadores, através de orientações para ajuda-los a lidar com o tratamento. Iremos disponibilizar um banco de dados de recursos de toda ordem para que barreiras que forem surgindo possam ser sanadas ou amenizadas, proporcionando assim um maior conforto e acolhimento.

O contato com as pacientes ainda servirá para detectar as dificuldades pelas quais passaram, entre a descoberta do sintoma até a definição do diagnóstico e tratamento. Importante salientar que quanto mais pessoas estiverem envolvidas com a divulgação, orientação e facilitação do tratamento, maior será a procura e adesão ao mesmo.