Tipos de Câncer de Mama

O câncer de mama é classificado de acordo com o local de origem do crescimento celular irregular. Abaixo está uma descrição dos diferentes tipos de câncer de mama.

Carcinoma in situ: é encontrado nos ductos dos lóbulos e não se espalhou para o tecido adiposo que está próximo da mama ou de outros órgãos do corpo. Existem dois tipos de carcinoma in situ, o carcinoma lobular e o ductal. O lobular origina-se nos lóbulos, mas não atravessa as paredes dos lóbulos, enquanto no ductal as células cancerosas não se espalham pelas paredes até o tecido adiposo da mama. Ductal é o tipo mais comum de câncer não invasivo.

Carcinoma ductal infiltrante (ou invasivo): ocorre nas glândulas que produzem leite durante o período de lactação. No processo, o câncer pode se espalhar para os canais linfáticos ou vasos sanguíneos da mama e se espalhar para outras partes do corpo. É um tipo de tumor muito comum no câncer de mama.

Carcinoma lobular infiltrante (ou invasivo): sua origem também está nas glândulas produtoras de leite e pode se espalhar para outras partes do corpo. Estima-se que entre 10 e 15 por cento dos cancros invasivos pertençam a esta classificação.

Carcinoma medular: Este tipo de culas de cancro de carcinoma são agrupados e as bordas do tumor, não são células do sistema imunitário que servem para atacar e destruir células anormais e outros agentes estranhos, tais como bactérias ou vírus. Aproximadamente 5% dos casos são desse tipo.

Carcinoma colóide: também é conhecido como carcinoma mucinoso, pois é composto de células que produzem muco. Seu prognóstico é favorável, uma vez que é menos provável que se espalhe do que o câncer lobular invasivo ductal ou invasivo.

Carcinoma tubular: é um tipo especial de carcinoma ductal infiltrante que ocorre em 2% dos casos. As chances de disseminação fora do seio são pequenas comparadas ao câncer ductal invasivo ou ao lubrio invasivo.

Câncer de mama inflamatório: Este tipo de câncer não é comum e representa 1% dos casos de câncer de mama. A pele do seio fica quente, avermelhada e tem a aparência de uma casca de laranja. Estas alterações são devidas a células cancerosas que bloqueiam os vasos linfáticos da pele. É mais provável que se espalhe e tenha um prognóstico menos favorável do que outros tipos de câncer.

Compartilhar

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

CONTINUE NAVEGANDO