O diagnóstico do Câncer de Mama

O diagnóstico de câncer de mama é feito através de uma série de testes que ajudam a determinar se existe alguma formação anormal na estrutura da mama que indique a presença de um tumor benigno ou maligno. Quando há câncer de mama, alguns sintomas podem sinalizar o médico e até mesmo o paciente. Alguns destes sintomas são: Alterações na sensação da mama ou do mamilo, presença de nódulos, espessamento, sensibilidade não relacionada à menstruação ou até mesmo caroços na axila e mudanças na aparência do seio ou mamilo.

As mudanças que podem acontecer são no tamanho ou forma da mama e da pele, mudanças em torno do mamilo ou aréola (vermelhidão, inchaço, ou flanges de modo ondulações que se parece com a casca de uma laranja), fluido que saia do mamilo e que não esteja relacionado à amamentação.

Em uma base regular, a mulher é recomendada para visitar o médico com freqüência, se há ou não sintomas de qualquer irregularidade. Após a primeira menstruação e até os 40 anos, recomenda-se que a mulher pratique o auto-exame das mamas uma vez por mês e cinco após a menstruação.

Também é recomendável que você visite o médico a cada dois anos, em média, para que ele realize um Exame Clínico da Mama. Depois dos 40 anos, o médico recomendará outros tipos de testes que ajudarão a determinar a presença de câncer ou descartá-lo. Ocasionalmente, esses testes podem ser solicitados antes dos 40 anos, dependendo dos fatores de risco do paciente. Estes testes são variados, no entanto, o mais comum deles é a mamografia, um exame que usa imagens de raios-X para observar a estrutura interna dos tecidos da mama.

Compartilhar

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

CONTINUE NAVEGANDO