Ao completar 30 anos, a entidade divulga projetos em prol da saúde da mama
Na manhã de 21/3 o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul – Imama RS promoveu um café com a imprensa para falar dos próximos projetos em sua sede. A diretoria da instituição recebeu os jornalistas e influenciadores buscando apoio e divulgação para fortalecer o assunto da saúde da mama. Rita Cunha, diretora-geral da entidade, em sua fala, destacou a importância das parcerias com os meios de comunicação para que a população gaúcha possa praticar o autocuidado, bem como, saber a quem recorrer quando o diagnóstico da doença for anunciado: – Por mês, passam cerca de 800 pacientes pelo Imama, vindos de todo o RS, precisamos intensificar os esforços para que todos que necessitem tenham o devido atendimento, e da mesma forma, que tenhamos recursos para manter os serviços oferecidos.
Rita explicou aos participantes a jornada e as dificuldades dos pacientes: – Para que se tenha um diagnóstico confiável, são necessários três exames: mamografia, ecografia e biópsia, e infelizmente a rede SUS não consegue atender toda a demanda. Uma vez com o diagnóstico positivo da doença, a paciente (99% são mulheres) chega no Imama e começa a navegação e conforme a necessidade ela será acompanhada por psicólogos, encaminhada para a rede de atendimento de sua região, poderá participar das terapias integrativas (reiki, meditação), atendimento jurídico, empréstimo de peruca e lenços, bem como prótese externa.
A presidente voluntária Dra Cintia Seben trouxe o histórico de luta do Instituto pela saúde da Mama na dimensão jurídica: – Também atuamos para que as políticas públicas sejam implantadas e cumpridas, buscamos os órgãos competentes para garantir os direitos dos pacientes nos tratamentos. Enfatizou. Além disso, anunciou o lançamento do livro “Que Câncer é esse?”, que ocorrerá no dia 25 de abril, às 19h na Kia Sun Motors (Av. Ceará, 370 – São João – Porto Alegre). A publicação é um compilado de palestras sobre conscientização acerca do diagnóstico precoce, que quando ocorre, garante 95% de chance de cura para o paciente. Ademais, anunciou que haverá um jantar alusivo aos 30 anos do Imama, que acontecerá em junho este ano.
O Imama, criado em 29 de junho 1993, celebra trinta anos de atividades ininterruptas. Desde a sua fundação, ele tem por missão de promover, manter e restabelecer a saúde da mama de mulheres e homens gaúchos, visando erradicar o câncer de mama como uma doença que ameaça a vida. Um dos objetivos do Instituto para 2023 é ampliar as parcerias com os meios de comunicação e influenciadores para que mais pessoas no estado possam se beneficiar de informação de cuidados com a saúde e serviços que oferece.









