Imama atua na gestão do abrigo Força Onco

Movimento disponibiliza abrigo para pacientes oncológicos na Igreja São Jorge

Desde o dia 03 de maio, quando as águas invadiram Porto Alegre, a sociedade civil se mobiliza para ajudar os atingidos pela enchente e dar suporte a populações vulneráveis, como pessoas em tratamento contra o câncer de mama atingidas pela tragédia, que já enfrentam o desafio da jornada do câncer e, além disso, precisaram deixar suas casas. Por isso, diferentes entidades de assistência e apoio a quem enfrenta o câncer se uniram para prover um abrigo específico para quem está passando por essa situação duplamente delicada. Liderado pelo Instituto Camaleão e pelo Instituto de Governança e Controle do Câncer – IGCC, o movimento chamado de Força Onco conta com o apoio de instituições públicas, privadas e não governamentais, entre elas o Imama.

A diretora executiva do Imama, Rita Cunha, recebe o vice-presidente dr. Ademar Bedin no abrigo Força Onco.

A primeira etapa da iniciativa ocorreu com o mapeamento de pacientes em tratamento contra o câncer atingidos pela enchente, por meio de formulário online. Mais de 800 pacientes responderam ao formulário, relatando sua situação e dificuldades em meio à enchente. Com os dados em mãos, Foi aberto o abrigo no Salão Paroquial da Igreja São Jorge, que hoje abriga 10 pacientes e seus familiares. Lá uma equipe multidisciplinar faz o atendimento assistencial, oferecendo alimentação e acomodação, promove atividades e acompanha a situação dos pacientes, realizando a articulação juntos aos órgãos de saúde. O Imama está na linha de frente da gestão do abrigo, colaborando com o funcionamento do abrigo. A diretora executiva do Imama, Rita Cunha, compõe a equipe que coordena as atividades do local e que contribui para que as frentes de atuação em prol do paciente com câncer sejam ainda mais coesas e eficientes a partir da união das entidades afins.

Compartilhar

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

CONTINUE NAVEGANDO

20º Echefs já tem nova data

No dia 06 de agosto, Às 20h, o Grêmio Náutico União receberá o evento                 Depois de ter sido adiado por conta das enchentes, o