Em 2023, o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul – IMAMA RS completou três décadas de existência. Ele tem por missão acolher as pacientes que estão passando pelo tratamento do câncer de mama, ajudando-as a transpor as barreiras sociais, econômicas e psicológicas. O mês de outubro é tradicionalmente marcado por eventos e ações alusivos a saúde da mama, que somado ao aniversário da instituição, inspiraram uma programação para celebrar a ocasião, bem como chamar a atenção da sociedade para a causa rosa.
Caminhada dos 30 anos
No mundo, o câncer de mama é a doença que mais acometerá mulheres, uma em cada dez mulheres terá câncer de mama até 2030. No Brasil, para o biênio 23/25, está previsto cerca de 73 mil novos casos por ano. Isto representa 1.415 casos por semana e 201 casos por dia. Estima-se que já tenham passado pelo IMAMA mais de 200 mil pacientes e já foram atingidos mais de um milhão de pessoas através das palestras e demais ações educativas. O Instituto realiza, gratuitamente, o acompanhamento de pacientes com câncer de mama, garantindo que não falte informação correta e apoio técnico nessa jornada do tratamento.
Através do Núcleo de Relacionamento com Pacientes são oferecidos os seguintes serviços: atendimento psicológico, nutricional, orientação jurídica, banco de perucas, prática de terapias complementares integrativas (reiki, meditação e ioga) e serviço de micropigmentação da mama. Tudo isso visando proporcionar o máximo de bem-estar às pacientes. São três décadas salvando vidas através do seu trabalho de conscientização e mobilização pela causa da saúde da mama. Essa realização se dá através do trabalho voluntário de pessoas que dedicam seu tempo e capacidade para praticar a solidariedade e amor pela vida.