Projetos IMAMA

997a85671e1d052652520b21f2444a7b

Sobre o Projeto

O Projeto Poa Rural tem o objetivo de promover o atendimento qualificado para diagnóstico precoce de CA de mama, à população da ZONA RURAL de POA. O atendimento é realizado no Hospital da Restinga e Extremo – Sul. O Poa Rural atenderá os seguintes bairros: Glória, Nonoai, Cascata, Tristeza, Ipanema, Vila Nova, Chapéu do Sol, Lageado, Belém Novo, Campo Novo, Belém Velho, Agronomia, Lomba do Pinheiro, Restinga, Aberta dos Morros, Hípica, Serraria e Lami. (ver mapa).

O Projeto tem a missão de transformar a dura realidade de carência dessa fatia da população rural, que está desassistida pelo SUS, oferecendo a possibilidade de realização dos exames de mamografia digital, com atendimento técnico,especializado e GRATUITO.

A ideia é implantar o trabalho do IMAMA RS na região, através de palestras de conscientização sobre o CA de mama e cuidados com a saúde, como forma de prevenção, oferecidas pelas voluntárias capacitadas pela entidade.

POA RURAL- RESULTADOS:

Entre 2018 e 2019, o Poa Rural contou com a reserva de 13 fichas de mamografias por semana no Hospital da Restinga, totalizando 52 exames por mês disponibilizados para a população. Além disso, o projeto atuou promovendo a conscientização da população nas regiões de abrangência e capacitação de profissionais e agentes da saúde, para alcançar melhorias nos atendimentos relacionados à saúde da mama. Somados juntos (conscientização e capacitação) as ações alcançaram o número total de 1199 pessoas atingidas diretamente.

Em relação aos exames, foram totalizadas a realização de 481 mamografias, 198 ecografias e 43 biópsias. E ainda 326 consultas médicas e 20 diagnósticos de câncer de mama, que possibilitaram um tratamento adequado para os pacientes envolvidos.

Coordenação do Projeto: Cristiane Souza
Mais informações:
Tel: (51) 3264.3000
Whatsapp: (51) 9940.36130