Imama

Os projetos do IMAMA
ajudam milhares de mulheres

O IMAMA – Instituto da Mama do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida, desde 2000, pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Foi fundado em 29 de julho de 1993 e tem como presidente fundadora a dra. Maira Caleffi. 

A iniciativa nasceu de um grupo de mulheres, pacientes da mastologista Maira Caleffi, que, diagnosticadas, participavam de um grupo psicoterapêutico. Ali teve início o interesse em comunicar à população gaúcha informações relevantes sobre a saúde da mama. Com o intuito de ajudar outras pessoas a não passarem pelas mesmas dificuldades que tiveram, essas mulheres criaram um grupo de voluntárias que, mais tarde, tornou-se o IMAMA.

Desde então, o IMAMA busca a conscientização da sociedade gaúcha acerca da importância dos cuidados com a saúde da mama, enfatizando a necessidade da detecção precoce do câncer de mama, assim como de qualidade e agilidade em todos os processos da rede de atenção à saúde da mama, para maiores chances de cura.

Para tanto, atua diretamente nos processos de educação, reabilitação, articulação e mobilização social em favor da saúde da mama. Também atua como articulador de políticas públicas e é reconhecido por sua habilidade em promover uma mobilização social consciente e colaboradora.

Além disso, o IMAMA é pioneiro em diversos projetos. A FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é justamente um dos frutos deste pioneirismo. Criada a partir da ideia de levar esses projetos para outros estados, um dos objetivos do Projeto TTB (Te Toca Brasil), foi fundada em 22 de julho de 2006 em São Paulo e está sediada em Porto Alegre, junto à sede do IMAMA.

Ao longo de sua história, já alcançou muitas conquistas: a legitimação do Projeto de Lei 266/07 que autoriza a criação e instalação dos Comitês de Tolerância Zero para Mortalidade por Câncer de Mama nos municípios gaúchos e a cedência do terreno para a construção da Futura Sede Educativa do IMAMA são fortes exemplos disso.

 

DIRETORIA

• Dra. Cintia Graziella Seben – Presidente Voluntária
•Dra. Maira Caleffi  – Presidente fundadora
•Dra. Lucy Bonazzi  – 1º Vice-presidente
•Dra. Ademar José Bedin – 2º Vice-presidente

MISSÃO

Promover, manter e restabelecer a saúde da mama de mulheres e homens no Estado do Rio Grande do Sul.

VISÃO

Erradicar o câncer de mama como uma doença que ameaça a vida.

Valores

·        Acolhimento

·        Respeito à diversidade

·        Resiliência

·        Solidariedade

·        Transparência

·        Valorização e cuidado pela vida